Escopiões no Cerrado: a invasão começou!

Eu já havia comentado por aqui sobre a temporada de escorpiões no cerrado com a chegada das chuvas. Mas parece que a a invasão começou de verdade!

Escorpião-Amarelo atazanando o cerrado
Sou lindo, não sou? Vejam meus olhinhos…

Agora, os escorpiões estão invadindo os apartamentos de moradores de prédios de Brasília. Para prevenir a entrada dos aracnídeos, os moradores têm buscado alternativas e fechando as frestas das portas, lacrando lustres e tomadas e colocando telas nas janelas. Mesmo com todas essas medidas, a invasão continua: eles aparecem mais dentro dos apartamentos porque entram pela tubulação de luz que nos prédios mais antigos está completamente esburacada.

Escorpião comendo uma barataDepois da visita da equipe de Zoonoses de Brasília e de ver algumas imagens dos aracnídeos, os biólogos disseram que o escorpião amarelo encontrado é o mais venenoso. Os técnicos ficaram espantados com a quantidade: como existem muitos filhotes, a probabilidade de ninhos nos prédios é gigantesca. Mas sabem qual é uma alternativa legal para combater os escorpiões? Criar galinhas. É sério. As galinhas são predadoras naturais de aracnídeos e adoram uma bagunça. Tem até escola e outros estados pensando no assunto. O problema vai ser limpar a titica dos elevadores.

Mas no final das contas a galera tem que entender o seguinte: os escorpiões já estavam por aqui antes de enfiarem o Niemeyer pela goela do cerrado. E que esses bichinhos adoráveis salivam por uma baratinha. Então entramos numa espiral negativa: mais lixo é produzido, mais baratas aparecem com mais escorpiões pipocando pelos buracos. E dá-lhe perninhas inchadas e hospitais lotados.

Ah! Pra quem gosta MUITO de escorpiões, acesse a Biblioteca de Escorpiões da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega. E divirta-se.

Mas em caso de picada de escorpião, não se preocupe (gasp!).

Veja os primeiros socorros:

  1. Mantenha a pessoa o mais imóvel possível, principalmente a região ou o membro picado. E nada de ficar chupando o sangue. Práticas caseiras como sangrar, espremer ou sugar o local da picada, têm demonstrado pouca eficiência.
  2. O procedimento correto é levar a vítima ao posto de saúde mais próximo, onde será aplicado um tratamento à base de anestésicos e analgésicos, e nada de ficar dando remedinho pro malandro parar de gritar.
  3. Tenha à mão a lista dos hospitais mais próximos que possuam os soros necessários para inocular o veneno e equipes experientes. Geralmente são os hospitais públicos e universitários com mais probabilidade de ajudar.
  4. Se for possível, capture o animal que causou o acidente e leve-o também ao posto de saúde. Obviamente com o cuidado necessário para que você mesmo não seja picado, né mané?
  5. Ah! Ligue para a SAMU, pelo telefone 192.

Fonte: G1, Instituto Butantan

5 respostas para “Escopiões no Cerrado: a invasão começou!”

  1. Pingback: Raphael via Rec6
  2. Pois é. Eu sou catedrática em escorpião, por experiência própria.
    Dicas de quem já conviveu com o problema:
    – Camas – coloque os pés das camas dentro de copos ou potes de vidro. Os bichinhos não conseguem subir em superfícies lisas.
    – Se houver crianças ou idosos no local, redobre a atenção, pois o veneno de um escorpião pode matar crianças com menos de 10 anos em pouco menos de 2 horas e idosos com baixa imunidade, se esses não receberem o soro imediatamente.
    – Em casos extremos (foi o meu e o problema foi resolvido) se pode optar pela dedetização, afinal, ninguém cria galinha ou coruja em apartamento. Somente um tipo de dedetização é capaz de exterminar escorpiões. O produto que eu utilizei chama-se Demand® e é de fabricação da Syngenta (http://www.syngenta.com.br). Somente algumas poucas empresas tem a certificação para fazer essa aplicação, pois é muito específica.
    – Para capturar o escorpião, uma vez que se sabe da infestação, tenha vários potes vazios de maionese pela casa. Quando avistar um, não se desespere, pois eles não pulam. Não dê uma de Indiana Jones ao tentar pegar com graveto, com os dedos pela haste do ferrão ou coisas imbecis do gênero.
    – Não dá pra saber se somos imunes ao veneno até levar uma picada, por isso, pegue o pote de maionese e emborque sobre o bichinho e passe uma folha de papel por baixo, de modo a aprisioná-lo dentro do pote. (Em alguns casos pode-se ver um monte de filhotinhos nas costas do escorpião)
    – Tampe bem e passe fita gomada, para que nenhum engraçadinho abra por descuido.
    – Por fim, leve até o hospital ou
    Centro de Zoonoses de sua cidade. Essa sua captura pode salvar uma vida, pois utilizam o veneno para fabricar o antídoto/soro para as picadas.
    Agora o principal a se fazer é prevenir mesmo. Entulho, revistas velhas, cacarecos jogados e umidade é um prato cheio para esses seres.

    (Birosca… escrevi demais, né? Desculpa, Raphael)

  3. Encontrei um exemplar do amarelo dentro do banheiro da minha casa. E anotei o nome do produto que vc citou: Demand. Pergunto: funciona mesmo? Posso aplicá-lo em casa pois tenho criança. Se quiser envio até uma foto do escorpião encontrado. Aguardo retorno.

    Jean

  4. Jean,

    Em loja de tela ou cerca há telas fininhas de aço inox que cortadas podem ser colocadas justas nos ralos. O Demand é muito bom e causa uma proteção periférica, impedindo que eles entrem na área e matando os existentes. Mas a aplicação deixa eles nervosos (desalojamento), o que exige atenção após a aplicação.

Os comentários estão desativados.