Começa campanha de vacinação contra febre amarela no Distrito Federal

A febre amarela em Brasília continua assustando os moradores. Inicia hoje, dia 29 de dezembro no Distrito Federal, campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela após o fechamento do Parque Nacional. Ainda há a suspeita de que macacos tenham morrido contaminados pela doença, que é transmitida para humanos através de picada de mosquitos. Em Goiás, mortes de animais contaminados com a febre amarela já foram confirmadas.

Para tirar suas dúvidas sobre a coampnha d evacinação, o telefone da Secretaria de Saúde do Distrito Federal é (61) 3343-1268 e (61) 3344-0784.

Os postos de saúde do DF vão fazer plantão neste fim de semana. Mais de 600 mil doses da vacina já estão disponíveis. As autoridades garantem que a medida é preventiva e não há razão para alarde, não há razão para que todos fiquem extremamente preocupados, mas há razão para que fiquem vigilantes.

Nos parques do Distrito Federal, os macacos estão em observação. Seis animais já morreram. A causa das mortes ainda precisa ser confirmada em laboratório, mas
a suspeita de febre amarela fez com que o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Parque Água Mineral, muito freqüentado pelos moradores da capital, fosse fechado.

O temor é que animais contaminados sejam picados por insetos, como o mosquito da dengue e, assim, a doença seja transmitida aos seres humanos. Neste ano, segundo o Ministério da Saúde, duas pessoas morreram em Goiás por causa da doença. “O grande problema é que, em regiões urbanas, isso nunca havia acontecido. Isso pode fazer com que a febre amarela de selvagem passe a ser urbana novamente”, alerta o coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Marins.

Fique de olho.

Fonte: G1

Uma resposta para “Começa campanha de vacinação contra febre amarela no Distrito Federal”

  1. Pingback: Anônimo

Os comentários estão desativados.