Aula de finanças. Ou férias do Dr. Love?

Eu tenho um amigo português que resolveu largar tudo para estudar. Está fazendo MBA de Finanças. Como o malandro gosta e entende desse negócio de ações, dividendos, aplicações, bolsa de valores e o escambau, de vez em quando me manda alguns artigos e historinhas par tentar me aliciar para esse mundo esquisito e cheio de jargões indecifráveis.

Quero ser Rica
Aluga-se para temporada…

Bem, há uns dias ele me mandou a historinha que se segue. Mas assim que li, pensei cá com meus botões: “Dr. Love já saiu pro carnaval e Dr. Money resolveu dar as caras e desafogar sua caixa postal respondendo as mensagens“. Vê lá se não é isso.

Pergunta de uma mulher num site financeiro, pedindo ajuda para um problema:

“Eu sou uma garota linda – maravilhosamente linda – de 25 anos. Sou bem articulada e tenho classe. (…) estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano. Tem algum homem que ganhe 500 mil ou mais neste site? Ou esposas de gente que ganhe isso? Vocês poderiam me mandar algumas dicas? Já  namorei um homem de negócios que ganha por volta de 200 a 250 mil. Mas eu não consigo passar disso. E 250 mil não vão me fazer morar em Central Park West. Eu conheço uma mulher da minha aula de ioga que se casou com um banqueiro e vive em Tribeca, e ela não é tão bonita quanto eu, nem é tão inteligente. Então, o que ela fez de certo que eu não fiz? Como eu poderei chegar no nível dela?”

Resposta de um corretor de Wall Street:

Li seu anúncio com grande interesse e pensei com cuidado sobre seu dilema. 

Primeiramente, não estou gastando seu tempo, pois me qualifico como um homem que atende seu orçamento, ou seja, eu ganho mais de 500 mil por ano. Isto posto, fiz a análise da sua situação , considerando os fatos da seguinte forma:

Sua oferta, quando vista da perspectiva de um homem como eu, é simplesmente um péssimo negócio. Eis o porquê: deixando as firulas de lado, o que você sugere é uma negociação simples. Você entra com sua beleza física e eu entro com o dinheiro. Ótimo, fácil. Mas tem um problema. Sua aparência vai se acabar e meu dinheiro vai continuar existindo… de fato, é bem possível que meus rendimentos aumentem, mas é certeza absoluta o fato de que você não vai ficar nem um pouco mais bonita!

Assim, em termos econômicos, você é um ativo sofrendo depreciação e eu sou um ativo rendendo dividendos . Você não somente sofre depreciação como esta depreciação sempre aumentará! Explicando: você tem 25 anos hoje e deve continuar gostosa pelos próximos 5 anos, mas sempre um pouco menos a cada ano. Então, o fim de sua aparência começa cedo. Aos 35 anos você já estará acabada!

Assim, usando o linguajar de Wall Street, nós a chamaríamos de “trading position” (posição para comercializar), e não de “buy and hold” (compre e retenha) – que é o que você deseja . Daí o problema… casamento. Não faz sentido, do ponto de vista de negócios, “comprar” você (que é o que você quer), portanto, preferiria alugá-la .  Se você estiver pensando que estou sendo cruel, tenho a dizer o seguinte: Se meu dinheiro vai se acabar, você também vai. Então, quando sua beleza se esvair, eu tenho que ter uma opção de saída. É simples assim. Um negócio razoável, portanto, é um namoro, e não um casamento.

Paralelamente a isso, bem no início da minha carreira me ensinaram sobre mercados eficientes. Assim, eu me pergunto: como uma garota “articulada, com classe e maravilhosamente linda” como você, ainda não achou seu tio Sukita? Acho então difícil acreditar que você é tão bonita quanto diz e os 500 mil dólares ainda não te encontraram, nem que fosse pra um “test drive”…

Por sinal, um lembrete: sempre há um jeito de você descobrir como ganhar dinheiro por conta própria, para não precisarmos ter esse tipo de conversa.

Com tudo isso dito, devo dizer que você está tentando da maneira certa. É a clássica “capitalização via golpe do baú”. Espero que lhe tenha sido útil e, se quiser negociar um contrato de aluguel, fale comigo.

3 respostas para “Aula de finanças. Ou férias do Dr. Love?”

  1. HAUSHUas

    LEGALL!!!
    Acho que não teria resposta mais formal de forma inibidora como essa!!

    PARABÉNS…

  2. eu já tinha lido isso num dos milhares de emails que circulam pelo trampo heh. mas ótima leitura =)

Os comentários estão desativados.