Eloa e Nayara: sequestro é culpa de quem?

A comoção pelo sequestro das meninas Eloa e Nayara e a condição frágil da saúde das garotas baleadas pelo criminoso Lindemberg Alves pegou o Brasil de surpresa. Só quem estava viajando nas últimas semanas não acompanhou o caso.


Foto da menina Eloa

Recebi o excelente texto, que publico abaixo na íntegra, numa tentativa de mostrar à sociedade quem é o verdadeiro culpado do sequestro de Eloa e Nayara.

Procura-se um culpado para o caso Eloá versus Lindemberg

Já participei de vários cenários de crises penitenciárias (embora tenham suas peculiaridades, mas cenários de crises se assemelham), onde tínhamos reféns e possíveis vítimas (termos técnicos com diferenças substanciais) para com a manutenção das vidas humanas envolvidas no cenário da crise.

A Doutrina de Gerenciamento de Crise adotada pelo Brasil recomenda que somente no último caso se deva fazer uma resolução tática da crise, sobretudo debelando o ponto critico com vista a salvar as vidas de todos os envolvidos. A ordem técnica é negociar, negociar e negociar…mesmo que isso demande bastante tempo (o suficiente para que a resolução seja pacimoniada com vidas salvas de todos os lados), mas este fator é fundamental para que o ânimus do (s) provocador (es) do evento crítico (pec), possa cair na real e se comece a dar sinais de racionalidade da irracionalidade externada, afora os pontos correlatos a cansaços físicos, fome etc como estratégias intermediárias.

E mais: mesmo que dure mais dias, pois isso também ajuda a estabelecer a famosa síndrome de Estocolmo nas pessoas dos reféns e/ou vítimas. O que, poderá, de alguma forma facilitar nas negociações já que o pec e suas “garras” passam a se verem como iguais diante do quadro estabelecido.

É evidente que crucialmente o isolamento do ponto crítico, passa a ser 99% da resolução do conflito, sobretudo em evitar qualquer forma que se crie palco ou palcos para o (s) provocador (es) de evento, de forma que o vazio diante do quadro procura, o pec, profundamente valorizar quem esteja na qualidade de refém, justamente para que ele saísse da situação criada imune a uma eventual ação policial, dentre outras razões. O que, diante do caso acima, vimos que tão logo o Lindemberg se vira diante de entrevistas em rede Nacional, formou-se, irresponsavelmente, verdadeiros palcos de “sucessos” e “outras” garantias para que ele arriscasse e pusesse em prática seu macabro plano de vingança inconsciente de destruir sua doente paixão recolhida e rejeitada pela Eloá.

O certo é que não se tem exatidão para com a resolução do evento, pois, nada no cenário sugere o uso de uma lógica mecanizada ou instrumentalizada, mas de produtos de inúmeras subjetividades a serem em tempo recorde interpretadas pelo negociador ou quem estiver fazendo sua vez, daí, as incertezas dos resultados. E os perigos latentes.

Aos desavisados, desinformados e irrealistas, é precisam saber que, por mais preparado que estejam os policiais que farão parte do Gerenciamento da Crise, todos, sem exceção, passam por inúmeras pressões mediante cobranças internas e externas, muitas vezes de oportunistas de plantão, cujo sucesso basicamente está vinculado a interesses de ordem pessoal em detrimento do coletivo, notadamente das próprias vidas que ali estão em jogo de resolução como espetáculo para um “grande noticiário para o dia seguinte”.

Tive a sorte, coragem e muita fé em Deus nos 10 (dez) casos de gerenciamentos realizados aqui no Maranhão, mas, a cada um que se passou em minha vida profissional, praticamente um pedaço de mim, e acredito, dos colegas que me auxiliaram e tinham consciências do compromisso com as vidas de todos que estavam fazendo parte dos cenários “administrados”, ficaram nos locais e em nossos subconscientes por eternas lembranças que, tão pouco se apagarão as horas e/ou os dias vividos de tantas tensões passada.

Portanto, apontar erros de forma destrutiva para se arranjar um culpado, é simplesmente desencorajar todos aqueles que, de uma forma ou doutra, sempre estará em prontidão para incertos e inúmeros outros casos que poderão suscitar numa sociedade extremamente criminógena e doente como a nossa, ou seja, a Polícia como um todo.

Há de se rezar pela Eloá, sua coleguinha, pelos seus familiares, pelos policiais que participaram do evento acontecido, e até mesmo pelo Lindemberg que, dentro da irracionalidade humana externada, mostrou-nos que somos todos caixas de surpresa, sobretudo porque conduzimos o germe da irracionalidade adormecida em todos nós.Assim, acredito ainda que deixaríamos a hipocrisia de se ver mais uma vez nesse imenso Brasil, a procura desenfreada dos culpados no desfecho nefasto ocorrido na situação acima.De maneira que, de um forma sistêmica (e não passional), se quisermos realmente procurar culpados, tenhamos a autenticidade de simplesmente antes de tudo,nos olharmos diante de um espelho, facilmente encontraremos o culpado maior: todos nós mesmos que fazemos e compomos a sociedade pós-moderna que trás consigo suas agudas formas de expressões irracionais!!!

Por Sebastião Uchoa
Delegado de Polícia Civil no Maranhão
Email: [email protected]

O perfil do Orkut das meninas continua ativo:

Perfil do Orkut de Eloa:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.asp x?uid=6378834505363002726

Perfil do Orkut de Nayara:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.asp x?uid=13084729059006923702

Clique aqui para rezar e orar pela saúde das meninas Eloa e Nayara

30 respostas para “Eloa e Nayara: sequestro é culpa de quem?”

  1. A culpa não e de ninguem,a não ser do ex-namorado dela…
    Ele jámais poderia ter feito isso…
    Mais oque é dele ta guardado…
    A justiça de Deus tarda mais não falha….

    Amamos a Eloá e a Nayara…

    Vá com Deus Eloá….

  2. axei lindo o q vc feix por essa menininha taõ linda tão xeia de saúde q infelizmente teve q acabar assim n fique triste lembre sempre dos momentos bons q viveram juntas e saiba nada acontesse sem a permissaõ de Deus fiquei muito tiste ao saber o q aconteseu eu e minha familia chegamos a horar pela vidinha de vcs fique com deus e q eli de forças para vc e para todos pra superar essa imença perda beijús fiquei com papai do ceú!!!

  3. Assassinos da menina Eloá: Lindenberg, Sônia Abrão, Luiz Guerra, Britto Júnior, José Luiz Datena, Willian Bonner, por favor complete a lista… Rede Tv, Rede Globo, Rede Record (especialmente, onde está Cristo?), Rede Bandeirantes… complete a lista..

  4. esse canalha merece ser morto aos pocos como um animal é o q ele ´e vc q desus abencoe….

  5. na verdade o cara era um pscicopata irrustido, precisava não só de uns tapinhas como vi na reportagem, ele tinha que ser espancado de um modo que para reconhecer o cadáver seria preciso um exame de DNA.

    Que a menina Eloá descanse em paz, e que esteja ao lado de Deus abençoando àqueles que receberão sua ajuda, mesmo depois de sua partida.

  6. olha muito triste o q aconteceu,o ex-namorado nao podia ter feito isso,mas diferente do que disse ai o tito junqueira Deus estava com vcs sim podem ter certeza e se ele pemitiu isso é pq com certeza era a melhor hora,no futuro a gente não sabe o q aconteceria,ela é uma moça nova q concerteza esta nos braços de Deus agora,será q se Deus permitisse q ela não morresse no futuro ela estaria com ele?ou não.se ele permitiu isso agora a resposta é q só hj ela está com ele,a hora era agora,temos q lembrar q o tempo de Deus não é o nosso tempo,e essa dor q a familia ta sentindo vai passar.e esse lindemberg com certeza vai pagar pelo q fez e quem mais vai cobrara dele é Deus,…a familia meus pesames e a nayra foi lindo o q vc fez,melhoras e q Deus abençoe sua vida…bêeeijooo

  7. Menina de muita coragem e determinação, comparei seu sofrimento com a tristeza de Perséfone deusa grega filha de Zeus e Deméter(saiba mais sobre a história de Perséfone. nessa comunidade:> http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=14227592&tid=5258071673002971613&start=1 )Transmitiu calma para seus pais e para todos que alí estavam do lado de fora, na esperança que sairia de lá com vida. Deixo meus pesares aos familiares de Eloá, Nayara e Lyndemberg que se encontram na dor de perdas… Não é fácil suportar essa dor da forma que foi. Ao ser humano que fez isso não merece estar na paz dos DEUSES, mas Eles são bons e compreensivos, eu particularmente vou demorar muito tempo para perdoar e compreeender Lyndemberg que está vivenciando o lado obscuro das trevas nesse momento. Enquanto Eloá que não teve o direito de defesa, é recebida pelos ANJOS DE LUZ onde a protegerão com suas asas e colocará no colo desse DEUS PODEROSO que todos seres vivos confiam e acreditam! Olhem para o céu uma nova estrela brilha!
    Parabéns pela comunidade
    Cristina Ferrari – Terapeuta em Sincronia Cósmica
    SP. 20/10/2008

  8. [b][i][purple]Menina de muita coragem e determinação, comparei seu sofrimento com a tristeza de Perséfone deusa grega filha de Zeus e Deméter. Eloá transmitiu calma para seus pais e para todos que alí estavam do lado de fora, na esperança que sairia de lá com vida. Deixo meus pesares aos familiares de Eloá, Nayara e Lyndemberg que se encontram na dor de perdas… Não é fácil suportar essa dor da forma que foi. Ao ser humano que fez isso não merece estar na paz dos DEUSES, mas Eles são bons e compreensivos, eu particularmente vou demorar muito tempo para perdoar e compreeender Lyndemberg que está vivenciando o lado obscuro das trevas nesse momento. Enquanto Eloá que não teve o direito de defesa, é recebida pelos ANJOS DE LUZ onde a protegerão com suas asas e colocará no colo desse DEUS PODEROSO que todos seres vivos confiam e acreditam! Olhem para o céu uma nova estrela brilha! O Culpado dessa tragédia é Lyndemberg sim!
    Cristina Ferrari – Terapeuta em Sincronia Cósmica
    SP. 20/10/2008

  9. Por favor Carioca no Cerrado, apague o comentário acima que por um lapso enviei.
    Obrigada

  10. QUERO DEIXAR UM FORTE ABRACO PRA ESTA FAMILIA DE NAYARA E PRINCIPALMENTE A FAMILIA DE ELOÁ QUE ESTA PRECISANDO MUITO DE APOIO DE CARINHO E DE MUITO AMOR…
    ABRACOS E BEIJOSSSS…
    DE MARI PARA DUAS MENINAS JOVENS E LINDAS…..ELOÁ E NAYARA

  11. Nossa eu nem conheci ela,e muuuuitos não conheciam,mas isso não importou no momentos que vimos na tv.Parecia qe era alguém muito importante para nós (digo por mim na verdade)e quando os policiais estoraram a bomba tudo parou,acho qe todos os olhos fitaram na tv e foi triste quando aquela correria começou,muito muito triste.
    Sem comentários,mas é incrível qe o ponto principal da tv não é APENAS passar informações e sim também a AUDIÊNCIA e mais uma vez será como aconteceu com o caso da Isabella que foi jogada para fora da janela, tipo daqui uns dias não falaram mais sobre e ficará assim,nem se quer saberemos se o Lindenberg ficara REALMENTE preso. E eu acho isso uma falha sabe, nem falha é porque não importa pra eles falar sobre,mais,porque o que vale é a audiência e não mostrar o que acontece com o mundo de verdade.
    Deus sabe o que faz,se ela faleceu é porque Deus tinha planos melhores para ela, e a Nayara que fique em paz aqui na terra, admirável o que ela fez,meninas lindas mesmo e que a justiça do “BRASIL” seja feita para ele,mas acho qe a justiça nossa é pequena demais,e também o que importa é que quando ele morrer a justiça de Deus vai ser maior e ai sim ele vai pagar por ter tirado uma vida, e acabado com uma família,se ele soubesse qual é a dor de perder um filho não teria nunca feito isso, porque dói demais.
    Que ela fique com Deus se for da vontade dele,e Nayara possa se recuperar desse tralma e seus pais também.

    Por: Carolina.

  12. Primeiro deixo a minha solidariedade as famílias envolvidas.

    Depois quero dizer q a culpa está em ambas as partes, não podemos culpar só o ex- namorado da menina a família dela em si por ter permitido um namoro com uma pessoa mais velha sendo q ela só tinha 12 anos na época.

    Não estou dizendo q ele está certo.O q ele fez ñ justifica, mas serve de atenção para vários pais que devem se encontar na mesma situação.

    Bjão

  13. axei lindo a sua atitue, nessas hora que se ver a amizade.
    espero que vc melhore e não fica triste pela morte de sua amiga por que onde ela estiver ela vai esta com o mesmo sorriso e o mesmo jeito de sempre só que muito feliz por saber
    que ela teve e tem uma amiga que daria a vida por ela.Agora não chore sorria por que ela esta bem e nunca vai esquecer de vc e de sua atitude como amiga dela.
    vc mostro pro mundo que na vida de um ser humano e muito importante ter uma amizade verdadeira. fica com Deus

  14. A tragédia da menina Eloá comoveu a todo o brasil até quem não conhecia as meninas sentiu na pele o que ela viveu durante as 100 horas de sofrimento e pressão durante a mira de uma arma nós todos desejamos para as familias das meninas que Deus as console neste momento que nós sabemos que deve ser bem sofrido principalmente para a mãe da Eloá que DEUS os abençoe de uma forma tremenda lhe mandamos nossos pesames !

  15. bom foi 1 perca terivel bom eloa era uma menina muti linda bom essa morte abalou o brasil mais Deus sabi de todas as coisas bom ela sauvou 5 pessoas bom por isso que eloÀ vive

  16. bom amenina eloa sofreu de + bom duranti tabem 100 horas de cativeiro bom mais deus sabi de todas as coisas

  17. O LINK DA NAYARA TA ERRADO GENTE POR FAVOR COLOCA O CERTO AI!!!!!!!!!!

  18. Sabe aquela hora que o Capitão de Polícia disse que não matou o canalha usando o atirador porque depois certamente ele seria julgado pela imprensa. Mas é isso mesmo, a mídia certamente iria defender o canalha assim como fez com o Sandro Nascimento (o sequestrador do ônibus 174) que até virou filme onde o cara virou vítima e não a Geíza que ele matou a sangue frio. Ela virou esquecimento não é verade? É isso que tem que mudar. O cara tava armado, ja tinha atirado pra fora, estava zombando da polícia e de todos que acompanharam esses dias… O capitão não tinha que ter medo desses “direitos humanos” e críticas da mídia que SÓ DEFENDEM MARGINAIS AQUI NO BRASIL. As vítimas sempre ficaram no esquecimento. Se eu fosse um dos atiradores eu metia bala sem permissão e dane-se a mídia que sempre usou a frase “direito de expressão” como escudo… Daqui algum tempo esse canalha será solto e a reportagem ainda fará um filminho com ele dezindo: Coitadinho, ele matou porque tava nervoso.. mas era trabalhador, acordava cedo, sempre foi um bom menino.
    Sabe Lindemberg, você merece ser homenageado assim como o Sandro Nascimento e muitos outros marginais anônimos que estão neste momento matando alguem nesse imanso “Brasil Certinho”, enfim muitos são vocês coitadinhos, excluídos pela sociedade e que por esse motio matam por prazer e os que ainda estão vivos morrem de pena… (É isso que ninguem pensa quando dizem: TEM QUE TER PENA DE MORTE NO BRASIL GENTE… (todo mundo pensa como mídia porque já foram induzidos por ela a pensar assim infelizmente).

  19. pois é muito chato o q aconteceu mas infelizmente temos q entender q lindemberg estava emocionaqlmente abalado imagine-se sendo rejeitado por alguém q ama e ver esse alguem te esnobando e ficando com outro pois é eu confesso q não saberia como agir direito ainda mais num relacionamento de 3 anos. e depois se for verdade q o pai de eloá é um foragido da polícia acusadfo de crimes certamente é a lei do retorno pq ele está sofrendo o q muitos já sofreram por causa dele infelismente a eloá teve q pagar pelos erros dos outros e isso mé mais comum do q se imagina eu falo pq já paguei pelos erros dos outros.não estou inocentando ningúem mas apenas espressando minha opinião.

  20. A culpa foi do ex-namorada da eloá pois ele
    naum aceitou o fim de namoro deles
    eu estou aki naum pra julgar e sim pra deixar meus pesames!
    e dizer ki Deus estara confortando o coraçao de cada familia
    principalmente da familia de eloá!!!!!
    Abraços

  21. A culpa esta em uma sociedade corrupita que lucra com a desgrças dos outros………..as pessoas gostam de ver, e consomem como fosse água, quem não presta a mídia???Não quem assiste ela………sinto muito + isso é real, devemos selecionar os programas e não assistir coisas que são lixos humanos

  22. DEUS SABE O QUE FAZ AGORA NÃO ADIANTA FICAR PROCURANDO UM CULPADO.AGORA A UNICA COISA QUE TEM QUE SER FEITA ÉA JUSTIÇA.E QUE A FAMILHA E AMIGOS DE ÉLOA POSSAM ESTÁ CONFORTADOS PQ AGORA ELA ESTÁ NUM LUGAR BEM MELHOE DO QUE ESSE.QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS?

Os comentários estão desativados.