Pessoas com Aids: vídeos de histórias reais

Até o dia 7 de Novembro acontece aqui em Brasília a oitava edição do ExpoEpi (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças). Esta iniciativa do Ministério da Saúde discute temas como tuberculose, hepatites virais, dengue, malária, hanseníase, DST-Aids, doenças imunopreveníveis, outras doenças transmissíveis, doenças e agravos não-transmissíveis, vigilância em saúde ambiental, sistemas de informação, vigilância epidemiológica hospitalar e investigações de surtos.

A novidade deste ano é que dentro do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde será lançada a série de documentários intitulada “Histórias de todos nós”. São filmes que mostram depoimentos reais de pessoas comuns  que falam sobre prevenção, diagnóstico e formas de transmissão da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Vídeo “A Aids na minha vida” – pessoas com Aids que convivem com a doença há décadas, lidaram com o preconceito, a discriminação, e hoje levam uma vida quase normal.

Vídeo “A pior violência é o preconceito” – pessoas com Aids que convivem diariamente com a intolerância e o preconceito da sociedade com relação à doença, discriminação e homossexualidade.

“Histórias de todos nós” são pequenos documentários. Ideal para ser exibido em sala de espera de serviços de saúde ou em locais onde a discussão sobre DST/HIV/Aids possa ser estimulada como em escolas, universidades, consultório médico e presídios, etc.).

Para ver na íntegra todos os vídeos dos documentários, visite o portal sobre Aids e DST do Ministério da Saúde.

Para saber tudo sobre Aids, desde formas de transmissão, diagnóstico e prevenção, visite o excelente artigo do Dr. Health.

46 respostas para “Pessoas com Aids: vídeos de histórias reais”

  1. Pingback: Raphael via Rec6
  2. Pingback: Anônimo
  3. Gostaria de parabenizar á todos que fazem parte desse site,pois é de grande importancia saber que tem pessoas que viveu e vivi bem mesmo tendo essa doença,tenho vontade de fazer o exame mais confesso que tenho medo do resultado,mais ao ver essas pessoas que estão aparentemente bem,acredito que irei mudar de ideia,geralmente criamos uma “certa visão”que pessoas com aids,sâo pessoas magras com apareçia de debilitadas,mais espero que dá proxima vez que eu entra nesse site,deixarei outro comentário;Fiz meu exame.Obrigado mais uma vez e até a proxima.

  4. fico muito triste poque perdi um tio com o virus veio como um furacao destruindo tudo e todos i ele mas tamos perseverantes porque sei que um dia vai chegar a cura pra essa doença com fé em Deus

  5. bom dia:
    Trabalho com comunidade carentes daqui de Igarassu-PE e necessito adquirir vídeos temáticos para divulgá-los.
    Como comprar?
    atenciosamente,
    Celso

  6. sou hiv ha 12 anos mas sou muito feliz por fora tenho muitas amigas q mi entende meus filhos e meu marido tanb nao sei porque mas sou muito triste por dentro nao consigo ser feliz totalmente mi ajude obrigada

  7. gostaria de conheice pessoas que possa mi entender essa tristeça que tem dentro de mim abraço

  8. Eu tenho18 anos curso o ensino médio faço o 3 ano e vou prestar vestibular para jornalismo.Essa semana a professora de biologia nos deu uma missão de apresentar um seminário falando sobre a AIDS então resolvi me aprofundar mais no assunto,olha eu achei muito interessante o video de pessoas que tem AIDS e se expoe numa boa pra sociedade,todas essas pesoas são grandes vitoriosos por assumir o que tem e acabar um pouco com esse preconceito.
    Rafaela Rodrigues 03-12-09 Barbalha-Ce

  9. olha meus amigos conhesin uma mulher a quatro anos atra comensei a te relasao com ela de pois de dois anos resovermus faze um ensanme o dele deu porsitivo e o meu deu negativo mais estamo junto a te hoje nao veiju mutivo para mim afasta dela pois o amo de verdade surpera tudo nao vo deixala ja mais mim sintiria um covarde um abraço para todus.

  10. sabe eu gostei muito dos videos dos comentarios
    eu precisava disso pra fazer uma redação e agora to me interessando bastante pelo assunto
    acho que valeu a pena entrar aki
    minha tia eh soropositiva mais eu quase nao vejo ela
    e essa pagina salvo minha vida preciso da redação pra amanha
    queria dizer tambem que mesmo uma pessoa tendo aids ela continua sendo uma pessoa por que eu ja canssei de ver gente descriminando minha tia pelo simples fato dela ter aids
    bja ate mais

  11. e sugere que com a ajuda dos outros a pessoa que tem aids hiv se sente mais conformada com a doença sem discriminaçao!

  12. Temos que tomar consciência de que a discriminação não adianta, isto poderia ter acontecido a qualquer um de nós, ainda mais, sabendo que o AIDS não se transmite por um abraço ou aperto de mãos.

  13. Gostei de saber que a sociedade esta ficando cada vez mais madura, sebem que ainda existam pessoas preconceituosos no mundo inteiro…aos videos, so tenho a dizer que as pessoas que nela aparecem sao pessoas sao vitoriosas por lutarem contra a discriminacao…mesmo sendo eles ser oposetivos.Deste geito estamos num bom caminho….ABRASOS

  14. TÁ LOUCO AIDS É UMA DOENCA EXTREMAMENTE PERIGOSA E CONTAGIOSA;QUE TEMOS QUE TER RESPEITO AS PESSOAS QUE SAO PORTADORAS DO VÍRUS ISSO É OBVIO;MAIS AI A FICAR EM CONTATO DIRETO COMO SE FOSSE NORMAL NAO!!!SE VC USAR TIPO UM ALICATE OU UMA TESOURA DE UM AIDÉTICO AS CHANCES SAO GRANDES DE VC CONSEGUIR ADQUIRIR ESSE VIRUS TERRIVEL ATRAVÉS DE OBJETOS CONTAMINADOS;RESPEITO SIM A NOSSA VIDA;E TIPO UM BEIJO EM UM PORTADOR DE HIV QUE TENHA ALGUM PEQUENO FERIMENTO QUE SEJA VOCE TAMBÉM TERÁ GRANDES CHANDES DE PEGAR A DOENCA.
    GENTE ABRAM O OLHO AIDS É UMA DOENCA EXTREMAMENTE MUTILADORA;ELA DEMORA MAIS QUANDO ATACA É DE VEZ A PESSOA FICA SÓ A PELE E O OSSO É REALMENTE UMA TRISTE DOENCA.
    SE PREVINAM E USEM SEMPRE CAMISINHA:::QUIZ AJUDAR DE ALGUMA FORMA PARA PESSOAS QUE PENSAM QUE AIDS É UMA SIMPLES DOENCA AO CONTRÁRIO É UMA DOENCA DEMONIACA QUE SECA VC ATÉ A ULTIMA GORDURA::::

  15. axo que um abraço e um aperto de mao ajuda bastante quem e portador do viruz..uma vizinha minha ja d idade estava ficando doente com frequencia e fez um exame de sangue e descobriu q é portadora do virus….mais o simples fato de pessoas de uma igreja aki proxima ir visita-la e abraça-la esta dando forças para ela vencer e controlar a doença…sejamos humildes …se fossemos um d nos iriamos querer ser tratados da mesma forma…que DEUS ajude quem tem o virus e livre quem nao tem….basta um ato de prevençao….um descuido e isso pode mudar sua vida

  16. eu nao sou portador do virus mais adimiro acoragem de quem tem e acho feio o modo dos racistas.com o virús ou não somos todos iguais,nao sou racista e trato os portadores como eu queria que me tratassem

  17. É interessate pois com esses depoimentos irei escrever um redação importante demais,alem disso é vida real!É de verdade!É importante!

  18. pessoas que adquirem essa doença,nunca deixe de lutar pois sem luta é impossivel ter vitorias,é com a força do amor que coseguimos saude para alçançar o teu objetivo.não perdemos todas as vezes que lutamos,mais nos perde a luta todas as vezes que deixamos de lutar que Deus ajudem vcs estou orando por vos

  19. eu acho que todos deveriamos fazer o exame para termos a certeza ….qnto mais cedo tratarmos melhor …. bjos a todos

  20. nao tenho palavras para expressar o que sentir ao ver esses videos muito legal uma atitude muito humana que mostra que somos todos iquais e que sua opcao e uma coisa intima sua que nao diz respeito a ninguem ja ouvir piadinhas tbm a respeito ate mesmo de autoridades politicas a respeito da sua opcao sexual a chei ridiculo nao mim interessa muito isso ate mesmo porque nao vai mudar nada na minha vida isso e de importancia de cada um, obrigado a todos pela suas sugestoes contra o preconceito .

  21. Háum ano atráz descobri ser portador do virus da aids, fiquei muito doente tive 5 doenças derrorrente da minha baixa imunidade , inclusive fiquei internado por 03 meses em coma, cheguei há 30kg, qdo o meu peso ideal é de 65kg, qse fui a óbito,os médicos diziam para minha mãe q se eu voltasse do coma voltária cego, mudo ou com o lago esquerdo paralisado talvez nem andaria mais, dae sai do hospital com uma caixa de sapato abarrotada de remédios tomava tanto remédios q pensava em desistir. Foi então q resolvi lutar com dois meses de tratamento já tinha chegado á 62kg, hoje mais d um ano depois peso 66kg quem me ve jamais ira supor q sou portador do virus,faço academia levo uma vida 100% normal melhor do q antes pois hj faço exames de 6 em 6meses meu CD4 é de 980;inacreditável não tenho nda, não sinto nda tenho uma qualidade de vida muito superior a antes qdo achava q não tinha nada, tomo somente um comprimido qdo acordo e outro qdo durmo tipo aspirina, isso pq não quis parar pq meu médico já me deu alta dos rémedios q tomo, enfim pensei q estava morto e na realidade estava apenas nascendo de novo.Todaos os profissionais do hospital q fiquei me veem hoje e ficam pasmo como pude me recuperar tão bravamente. Agradeço a Jeova, minha mãe e amigos por tudo.

  22. Bom,é muito dificil começar, mas estou suspeitando que eu seja portador do vírus do HIV/Aids, a tempo que não consigo ter uma noite tranquila e tenho medo, muito medo de ir procurar um médico e ser constatado tal doença, o motivo pelo qual venho aqui é para entrar em contato com pessoas que passaram ou estão passando pelo mesmo e trocar experiências, conversar, pra quem sabe assim, amenizar a dor que eu no momento estou sentindo. Então por favor, aqueles que ouderem e quiserem trocar informações, eu agradeceria e muito. Obrigado!!

  23. Paulo
    Bem ha uns dois anos atras eu trsei com uma pessoa passado algum tempo essa pessoa sumiu e começaram a surgi comentarios que tal pessoa estava com o virus da aids como eu transei com essa pessoa sem proteçao fiquei com muito medo de esta contaminado ficava noites sem dormi ate que tomei corage e fiz o teste onde constator que eu nao estava contaminado e olha que repeti o teste umas 3 vezes pra ter certeza senti como si eu estivesse nascendo de novo e agradeço a deus por isso sabe o que mate nao é a doença e sim o preconceito de ser diferente bem nos dias de hoje ainda penso muito nessa pessoa mesmo sabendo que ela querendo ou nao querendo podia ter mi contaminado queria muito saber por onde ela anda e saber como ela esta peço a deus que esteja bem e que deus sempre ilumine seu caminho

  24. eu estou adimirado com a coragen desse pessoal não tenho preconceito ate daria uma forca aos portadores do virus se tirvesse condições mais o que eu não aceito é que pessoais que sabe que são doentes fique contaminado outras isso nao podemos aceita se vc sabe de alguma caso parecido ligue pra policia ningue deve passa o vírus pra outro isso e uma falta de carater merece cadeia estou pensando fazer o exame mais tenho medo

  25. Eu convivo com aids a 7 anos e algumas pessoas sabem porque as pessoas em que eu confiei comentaram, mas eu ainda não assumi da minha boca pra ninguém.
    Agora a maior dificuldade que eu tenho é no trabalho pelo fato de eu ter que frequentar o consultório médico pelo menos de 2 em 2 meses e fazer exames de vez em quando, e é porque eu trabalho a tarde e noite. O problema é que o horário do médico e dos exames é o mesmo do trabalho e apesar de nós termos o direito de nos tratarmos é muito difícil ter que ficar dando desculpas ao chefe até porque ele e ninguém do meu trabalho sabe da minha doença. E tambem há o fato de que uma pessoa normal de saúde nao vai ao médico com tao pouco espaço de tempo.
    É preciso que o governo nos ajude e faça politicas na saúde ao nosso favor.
    sabe que como ja disse eu trabalho a tarde e noite e ja tive a oportunidade de mudar de horário para manhã, mas fiquei com medo de me complicar e recuei até porque eu já perdi um emprego por causa disso ou seja tive que faltar varias vezes por causa das minhas idas ao medico, exames e pegas de resultados e o chefe que nao sabia do meu problema achou que eu estava fazendo corpo mole.
    Nõ é fácil conviver co AIDS.

  26. eu sou portadora 19 anos e gostaria de saber aonde estão os outros hiv….no meu convivio so tem euuuuuuuu…karen rodrigues

  27. Oi Como avia dito sou ivo Cesar respondendo a pergunta do ANDRÉ LUIZ, passei pela mesma dificuldade que você tinha relações com uns trés caras mas nenhum tinha pois o 4° era o meu primo pois ele era dez dos 7 anos quanto se ralacionamos pela última vez fique sabendo que ele tinha se relacionado com uma garota que tem hiv e quando eu fique sabendo e ela teria um filho dele fiquei transtornado mas não demostrei não quiz saber mais dele e ai descobri que a relação com ela foi antes da nossa últuma relação pois ele e ela estão como virus, passei anos angustiado me penalizando por não me cuidar, não queria fazer o teste porque já suspeitava fique 5 anos me martilizando ai criei coragem e fui fazer o teste, no retorno fiquei chorando não tinha ninguem comigo, quando entrei na sala nem fechei a porta a medica já me disse: Você é sorro negativo você não tem Hiv “aids” fiquei muito contente fiz novamente mas com serteza mas deu negativo nunca mais me descuidei para não passar por isto de novo e muito ruim parece que o mundo acaba, e você fica com medo de passar para as pessoas o que esta se passando, mas fica ai uma lição “Se prevenir”.
    Abraços

  28. Não sou portadora do vírus, graças a Deus e a mim que nunca me descuidei, mas na minha família tem uma prima que é portadora do vírus, mas vive normalmente, pois faz o tratamento direitinho, usa os remédios e tudo mais. Claro que tem gente muito preconceituosa que repugna que tem ess vírus. No meu ponto de vista, tem muita gente desinformada, pois tem muitas paletras até mesmo na TV que aborda este tema, dos cuidados que devem ser tomados não tem nada a ver sobre contato que não pode ter, pois o vírus só é transmitido através duma relação sexual ou por transfusão de sague, lembrando que, usar preservativo é o melhor método que pode evitar qualquer tipo de DSTS e uma gravidez indesejada.Quem tem o vírus HIV pode viver sim normalmente no meio da sociedade, desde que faça o tratamento corretamente, pois quem é portador desse vírus, sua imunidade fica mais baixa e o organismo com menos defesa. Espero ajudar algumas pessoas que não sabiam disso, ou sabem, mas preferem ignorar.

  29. Ola.. me chamo luanna! tenho 16Ans de idade…
    para mim a Aids nao é uma doença facil de ser sceita,muitas pessoas vivem de preconceito!
    deve ser complicado para o soropositivo,ter que encarar.
    muitas pessoas ao receber o resultado dos exames pensam que acabou tudo ali,que nunca vai ter uma familia,um namorado,amigos,filhos..
    mais nao..estamos na fase moderna. sua vida pode seguir sim! com muita alegria motivaçao. cuide-se sempre! você se ama em primeiro lugar! esta tudo na sua mente! beijão no coraçao de todos.

  30. E OUTRA COISA COMPANHEIROS. A CAMISINHA NÃO É 100% SEGURA, POIS TODA MATÉRIA QUE EXISTE NO ESPAÇO É COMPOSTA OU FORMADA POR POROS. E O LATEX QUE É REVESTIDA O PRESERVATIVO POSSUI POROS. E O VÍRUS É MUIITO MENOR QUE QUALQUER PORO DE QUALQUER MATÉRIA EXISTENTE NO MUNDO.

  31. tiro o chapeu para todos os portadores porque ao saber que vc tem esse virus a propria pessoa ja acaba se acabando espero que daqui algum 2 anos ja descubram a cura nao e facil para a pesssoa nao ter com quem contar voces todos sao vencedores peguem se com deus sempre

  32. so soronegativo, mas descubrir a pouco tempo que meu marido e soropositivo estou atordoada muito triste, pois não sei como ajuda-lo

  33. eu sou portadora do virus hiv a mais ou menos 06 anos no comeco foi muito dificil porque quando descobri tinhas apenas 07 meses decasada e 01 mes que minha mae tinha morrido e pra almentar meu pesadelo nao era do meu marido que tinha contraido o viros gracas a deus mas passei por uma prova muito grande porque a familia dele queria que nos separamos ele comecou a beber a ficar mais na rua ea me trair ai foi tudo que eles queria achavam que se eu saice da vida dele, ele seria feliz com a outra esai da vida dele mais nao era oque ele queria,ele queria ficar comigo voltamos e estamos juntos a 12 anos juntos e temos tres filhos dois dele depois de tudo isso.

  34. Boa tarde,
    Me chamo rodrigo (nome ficcidicio), tenhgo 23 anos e descobri que sou soro positivo a uns 9 meses quando ainda tinha 22 anos, no comeco eu pedi para morrer porque a unica coisa que eu tinha na minha mente e que eu estava podre e que minha vida tinha acabado, mais foi conversando com meu medico e orando muito que Deus me mostrou que apos aquele momento eu estava nascendo de novo. 1 semana depois que descobri fui num lugar e transei com varias pessoas para poder passar e me vingar de quem fez isso comigo, mais depois me arrependi porque quem vez nao sabia que tinham foi descobri depois de mim. porque eu disse a ela… me julguei muito e espero que Deus tenha protegido todas aquelas pessoas.
    Não quis fazer exames e nem me cuidar porque eu pensava que ja iria morrer mesmo, então para que ifazer esforco para viver, foi ai que Deus começou a trabalhar em mim, e hoje faço acompanhamento, em dezembro de 2011 minha carga viral estava em 108milhões e no resultado de abril de 2012 minha carga viral caiu para 6milhões e isso me deixou mais animado para viver e ajudar outras pessoas que sao soro positivos, ha ajudar as que tem medo de fazer exames e ajudar as que sao preconceituosas a acabar com o preconceito. Porque na vida tudo é baseado em escolhas que fazemos, a minha primeira escolha foi me relacionar sexualmente e nao me prefinir, a segunda morrer, e agora, eu so penso em VIVER. Cuide-se e não deixe que o mundo seja preconceituoso, acabe vc com o preconceito que existe dentro de vc. Abraços a todos.

  35. Acredito ser muito lamentável a situação de uma pessoa ser soro positivo. Não tenho isso, mas aconcelho que quem tem, peça forças a Deus. Também para os outros; chega de preconceitos! Achamos que as coisas só acontecem as outras. sejamos mais cautelosos. A todos soropositivo, meu abraço e não desista de lutar e ter em mente que a vida não terminou, tomem por exemplo os testemunhos de pessoas que estão passando pelo mesmo problema.A vida nos encina antes de agirmos e depos, portanto, penssamos antes de tomar decizões. Deus abençõe a todos.

  36. descobrir q tenho aids ha 7 meses tenho 39 anos queria conhecer ,conversar com outras pessoas q vivem com isso obg.

Os comentários estão desativados.