Relevância, Regularidade e Responsabilidade

Este ano de 2008 aprendi que só faz sentido sentar o rabo aqui para escrever tendo em mente três palavrinhas que, não por acaso, começam com a letra R: relevância, regularidade e responsabilidade. Devem andar sempre juntas.

Isso é um chute pro gol
Eu chuto e faço gol. Às vezes… – foto por Renata Baião

E o que diabos é isso?

Relevância

O que é ser relevante? É fazer a coisa toda valer a pena, ser notado. Existem, para mim, três níveis básicos na escala da relevância: pessoas, conteúdo relevante e – supra-sumo da escala – quando se consegue ter os dois em harmonia.

O Dado Dolabella é uma pessoa relevante? Com certeza, todos o conhecem. Mas tem alguém que quer realmente saber o que ele anda fazendo por aí? Será que o seu dia-a-dia muda alguma coisa da sua vida? Duvido. Daí seu blog ter um conteúdo nada relevante, primeiro grau na escala.

Você sabe quem é o Antonio Tabet? Mas o Kibeloco todo mundo conhece, não é mesmo? Até minhas filhas. Por isso tem um conteúdo super relevante, conhecido, que acaba por engolir a pessoa por trás.

Já no terceiro degrau temos o supra-sumo, gente do calibre do Cardoso, Edney, Fugita – para citar alguns. Pessoas relevantes e conteúdo também, que podem ter influência no seu dia-a-dia.

Então, tenha um conteúdo relevante, escreva do que entenda, do que gosta, do que está a fim. Faça com prazer… e as portas se abrem.

Regularidade

Escreva sempre, não deixe o blog em estado letárgico. Não deixe que seus leitores pensem que você apagou a luz e foi dormir. Eu mesmo lia alguns blogs excelentes, com conteúdo relevante para mim, mas há meses que nada de novo aparece. Estão jogados no limbo.

Tenha disciplina, e escreva com regularidade.

Responsabilidade

Tenha responsabilidade para escrever, para participar de ações coletivas. Se você se propõe a fazer alguma coisa, faça no mínimo com excelência. Não dê falsas informações, verifique sempre uma notícia, faça pesquisas.

E, por favor, não bagunce.

 

DISCLAIMER: Este artigo foi escrito para cumprir a tarefa Dia 4 – O que aprendemos sobre blogs em 2008 do Desafio 21 Dias – Edição 2008 do Blosque. Prometo que tentarei chegar ao final.

Uma resposta para “Relevância, Regularidade e Responsabilidade”

  1. Olá Raphael!

    Nossa, muito obrigado pelo elogio “supra-sumo”, hehehe! Não me considero tanto assim, mas valeu!

    Acho que o mais importante é que meus colegas “supra-sumo” são sempre acessíveis. O que torna as coisas mais interessantes ainda!

    Abraços!

Os comentários estão desativados.