Porque NÃO quero aprender o idioma alemão

Esse negócio de trabalhar em uma multinacional deve ser realmente um saco. O cara tem que sujeitar a qualquer negócio em prol da Organização.

boneco_alemaoTenho um amigo Goiano que está aprendendo alemão e me enche o saco para entrar também nessa furada (aliás, furada mesmo é ter amigo Goiano). O malandro tenta me convencer de que a língua alemã é fácil, de que quem sabe Latim e está habituado com as Declinações do Latim pode aprender alemão sem grandes dificuldades. E que quando chega aquela hora de estudar os der, des, den, dem, die, ainda me diz que é moleza: tudo é apenas uma questão de lógica.

Concorda? Não? Então analise calmamente o exemplo que o rapaz me passou ainda na tentativa de me levar pro buraco. E se você mudar de idéia, por favor me avise.

A coisa toda começa assim:

Tomemos um honesto livro alemão: um volume magnífico, encadernado em couro, publicado em Dortmund, que descreve os usos e costumes dos hotentotes (em Alemão, hottentotten). O livro nos conta que os cangurus, Beutelratten, são capturados e colocados em jaulas, Kotter, cobertas de um tecido, Lattengitter, para abrigá-los do mau tempo. Essas jaulas são chamadas, em Alemão, “jaulas cobertas de tecido”, Lattengitterkotter; assim que botam um canguru dentro delas, ele é chamado Lattengitterkotterbeutelratten, “o canguru da jaula coberta de tecido”.

Um dia os hotentotes capturaram um assassino, Attentater, acusado de ter matado uma mãe, Mutter, hotentote – Hottentottermutter -, que tinha um filho tonto e gago, stottertrottel. Essa pobre mãe se chama, em Alemão, Hottentottenstottertrottelmutter, e seu assassino é chamado de Hottentottenstottertrottelmutterattentater.

A polícia prendeu o assassino e o enfiou provisoriamente numa gaiola de canguru, Beutelrattenlattengitterkotter, mas o prisioneiro escapou. As buscas mal tinham começado, quando surgiu um guerreiro hotentote, gritando:

– Capturei o assassino! (Attentater).

– Sim? Qual? – perguntou o chefe.

– O Lattengitterkotterbeutelratterattentater! – respondeu o guerreiro.

– Como assim? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tecido? – perguntou o chefe dos hotentotes.

– É, sim, é o Hottentottenstottertrottelmutteratentater (o assassino da mãe hotentote de um menino tonto e gago) – respondeu o nativo.

– Ora , respondeu o chefe, tu poderias ter dito desde o início que tinhas capturado o hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater.

E aí? Vai querer estudar alemão?

Compare preços de: Livros, CDs, DVDs

52 respostas para “Porque NÃO quero aprender o idioma alemão”

  1. Carioca em Brasília, depois furada é ter amigo Goiano, nossa, vc é mesmo engraçado,é só mais um que fala mal de Goiano e nem sabe o porque…pura osmose.

  2. É melhor aprender alemão do que ter amigo carioca…
    Que furada….
    😀

  3. Verdade mesmo!!
    Como respeitar uma língua onde quinhentos e cinqüenta e cinco se escreve: funfhundertfunfundfunfzig
    Belo Post!

  4. Furada é esse argumento..

    Bando de sem-cérebro que fica julgando Goiás

  5. Nao sei se a intencao desse post foi puramente cômico ou se voce realmente pensa assim …

    Se voce realmente pensa assim, meus pêsames !

    Se foi pra tirar sarro, parabens , mas essa juncao de palavras que voce escreveu nao existe

    Se quiser comprovar da uma olhada no site dict.leo.org, ou pauker.at, dois dos melhores tradutores de alemao

  6. Julgando nada, falando mal-sem-saber-porque-e-sem-ter-motivo-real!!!
    Olha,Goiano é gente boa, apesar de eu não ser de lá, gosto muito daquele povo!!!

  7. Goiás? bando de capiau, é o atual tocantis do sul…. pq nao doamos o goias pra argentina? e salve a alemanha. abraços

  8. auehuaheuaheuah perfeito o post. odeio alemão mais do que odeio goiano

  9. Meu, não satisfeito em ter um amigo goiano arranjei outro. Quer dizer não é que tenha procurado e colocado como exigência para uma amizade o fato de ser goiano. Acontece que foi da mesma forma como conheci o primeiro, só fiquei sabendo depois. E mais, ele me apresentou mais três que acabaram me tornando uma ilha cercada de goianos por todos os lados. Resultado a amizade já dura mais de 10 anos, nos encontramos duas vezes por ano em feiras de calçados em São Paulo e só espero não ter que aprender a falar alemão. Abraços!

  10. O idioma alemão é maneiro. Também acho que tem lógica. Agora, o que não tem lógica é ter amigo goiano. hahhahahah

  11. Eu estudo alemão, e quem descobrir a lógica desses “den”, “dem”, “des” etc, por favor me fala porque eu nunca encontrei nenhuma.

  12. Bom, amigo, se vc acha isso difícil, vc não deve ter cérebro. Como vc mesmo disse, até o Goiano conseguiu, como se fossem inferiores a você! Alemão é fácil pra quem quer estudar, e difícil para pessoas como você, que sequer se preocupou na veracidade de informações antes de postar.
    No mínimo é judeu.

  13. Enterder a logica da gramatica alema tem o mesmo nivel de dificuldade que entender a portuguesa, só necessita de um pouco de forca de vontade e menos preguica mental !

  14. Moro na Alemanha há 15 anos, falo e escrevo alemao perfeitamente, e posso afirmar que quase nada do que foi dito acima pode ser levado á sério..O texto é irônico tanto no que diz respeito á goianos como o idioma alemao… as juncoes citadas acima nao existem! Alemao é sim uma língua prática apesar dos die, der, das da vida… se junta uma palavra na outra, mas isso mais facilita a compreencao do que confunde, e nao como no texto acima que, posso jurar, já recebi por email há alguns anos atrás, ou seja, nao é autêntico!

  15. cara, hilário! só não entendo qual o problema das pessoas em levar tudo tão à sério… mas acho que o pior mesmo foi esse Butcher com “no mínimo é judeu”… aff

    ao pessoal que comentou: tentem não levar a vida tão a sério, ninguém sai vivo dela mesmo…

    Rapha, parabéns pelo blog! Ganhaste um leitor!

  16. haueuhuaieihuai

    Tadinho dos goianos, pai… eles não são chatos assim. Agora, esse idioma hein!, não posso dizer o mesmo. Só peço para que não me obriguem a aprender alemão.

  17. Naum naum…
    Alguns goianos são muuuuuuuuuuito chatos!
    principalmente os nerds!!! Eles são muito chatos…
    Por isso q a gente bate neles…
    Eu sou goiano e naum kero aprender Alemão nuuuuunca, e naum sou nerd nem chato como seu amigo…
    Naum generalizem… Isso é burrice ou ignorancia… Ou os dois! ^^

  18. HAHAHA

    Galera quer posar de moral e intelectual e não entende que não existe lógica na língua, e sim regras, coisas bastante distintas. Certo, Gustavão?

  19. Marsson comentou em 14/11/2007 às 08:05
    Verdade mesmo!!
    Como respeitar uma língua onde quinhentos e cinqüenta e cinco se escreve: funfhundertfunfundfunfzig

    LOL, como assim “como respeitar”?Você quis dizer “como não sei pronunciar e estou profundamente frustrado, vou aproveitar esse post sem sentido para xingar uma língua da qual nem conheço e critico”, não é?Acertei?
    HÁ!
    Cya.

  20. Eu quero… aprender alemão e encher o saco de algum amigo pra treinar alemão comigo. Eu já sei algumas palavras em Guineense, alguém quer aprender também?

  21. Olá Raphael,
    estava procurando na internet por um curso de alemao qdo me deparei com este anuncio! mto boa a sua explicacao da lingua alema!! adorei! muito obrigada por me fazer rir e estar consciente dos desafios que vem pela frente!
    abracos,

  22. O idoma alemao, assim como o ingles, sao linguas tecnicas. Quando se quer aprender uma lingua diferente da lingua natal, deve-se ter em mente que temos que aprender a pensar com a nova lingua. Assim,para falar alemao devemos aprender a pensar em alemao, como tambem a pensar em ingles se queremos nos expressar em ingles.Com relacao a linguas, nao existe o esquisito,o feio, o bonito e assim por diante. Uma lingua expressa ideias e sentimentos usando para isso palavras que definem de modo preciso o fato pensado, podendo assim ser traduzido para qualquer outra lingua. Isto prova a coerencia dos idiomas,basta escrever uma frase em portugues e traduzi-la para varios idiomas.Em todos os idiomas a nocao da ideia transmitida pelo idioma portugues aparecera nos outros idiomas.Isto torna as linguas a maior riqueza da humanidade.

  23. Hahuehuhahua…
    Muito bom! xD

    Vamos ter bom humor, gente!!!
    Adooooro alemão, estou aprendendo há algum tempo. Meu namorado é alemão e um dos meus melhores amigos é goiano e mesmo assim adorei!!!

    A gente tem que saber observar certas coisas com uma certa “peneira”, que se chama interpretação… Levar isso tão a sério assim… Sem chance!

    Parabéns pelo post, muito criativo.

    OBS.: Você de fato nunca se interessou pelo idioma?

    Tschüss!

  24. Maria,

    Eu acho o alemão muito difícil, não tenho língua para isso não. Mas é por aí, o texto serve para mostrar que nem tudo deve ser levado ao pé-da-letra.

    E obrigado pelo elogio.

  25. A língua alemã é sem dúvidas a mais bela que existe, não concordo com o seu comentário, percebe-se que você não tem conhecimento desse maravilhoso idioma.Tchau.

  26. Bem… nao levei a serio
    mas tambem nao achei graca nenhuma
    vai ver eh porque sou goiania
    e faco alemao, sei que essas palavras na historia
    nao tem nenhum fundamento
    eles nao falam assim
    entao se era pra ter graca soh me passou uma impressao preconceituosa

  27. oi Raphael! apesar de vc ser carioca (eu sou paulista, como vc bem pode imaginar! haha), estou aqui de novo para dizer o qto fiquei surpresa ao ver os mal entendidos que a sua cronica “reacionou” no povo! cruz credo! eu que creio ter “captado a vossa mensagem”, devo imaginar q vc ate quase se arrependeu, nao foi? concordo com alguem q escreveu la em cima: nao devemos levar a vida tao a serio. era pra rir, gente, nao pra estressar! da igual se era goiano, paulista, alemao, cristao, judeu ou ate mesmo argentino (é brincadeira, HEIN?). acho q me identifiquei com vc tb pq fui uma paulista morando no cerrado e sei bem como é viver ai. vou visitar mais vezes teu blog. gosto de bom humor evc tem de sobra (como bom carioca, nao é?)Abracos da Alemanha, Vânia

  28. Eu estudo alemão antes da queda do muro de Berlim, o idioma não é difícil, mas complexo. Até os alemães acham isso, mas o português também têm muitas regras que só servem para engrossar a gramática. Eu só acho que o alemão pra quem gosta é um prazer solitário, pois não tem uma utilização no mundo. As pessoas querem praticidade sem complicações como o inglês que é o antecessor do alemão na árvore linguística. Hoje estou mais inclinado para o francês que é mais fácil para os latinos e belo também.

  29. bemmmmmmmm
    alemão é uma merda
    ja estudeiiii
    e fikei em recuperação…
    é mutxu foda pior do q meu pior pessadeluuuu..
    hahahaha

  30. Putz, q ridículo esse blog…
    Sou goiano(com orgulho)
    E adoro a lingua alemã.

    O carioca por sí só já é um bicho chato e preguiçoso, que passa o ano todo na praia ou no carnaval. Não me admira que rejeitem atividades mais cultas como aprender uma nova lingua…

    Eu acho ótimo que cariocas não gostem de goianos e não venham pra cá, assim minha querida terrinha continua tranquila sem tiroteios nem favelas. ^^

  31. Felipe
    [email protected]

    Hallo. Ich lerne Deutsch und das ist toll!
    (Olá. Eu estudo alemão e isso é legal).
    Para mim que aprender qualquer coisa é uma questão de gosto. E se alguém souber e quiser dar uma ajuda para mim: [email protected]

    =)
    Tschüs!

  32. Li comentários preconceituosíssimos por causa de um texto que tem por alvo brincar com a dificuladade de se aprender alemão, o que é normal para qualquer pessoa adulta que tenta aprender uma língua estrageira. Não vejo motivo para pessoas se sentirem ofendidas por causa de um texto humorístico – aliás, nos textos de humor os traços daquilo é exposto são exagerados, caindo no estereótipo. É normal. Então, babaca ignorante é quem não entendeu a piada.

  33. Eu tambem concordo, eu acho o alemão e mais fácil que o ingles,mais fácil de escrever e de falar.

  34. Desde quando alemão é furada? –‘
    Só na tua cabeça mesmo, alemão é mtt legal que nem o holandês tb é, só é difícil e Des, Dem, Die, Den, é óptimo de aprender, tu que és burro pra caralho!

  35. Quero ver esses cara metido a não gostar de goiano, eu realmente não sei porque teriam algo contra Goiás, que eles venham em Goiás e digam no meio da rua que não gosta de goiano, ai sim dariamos motivos para tal.

  36. Sou goiano e adoro o idioma alemão, o estudo por puro lazer, é um idioma prático, e garanto que não tem essas construções que tanto falam, além de ser bem mai fácil de falar e entender que o inglês.Agora porque ter amigo goiano é furada? não somos todos brasileiros? é incrível o preconceito do brasileiro até mesmonas coisas que deveriam ser cômicas.

  37. Es tut mir leid aber ich finde sehr gut in Deutschland leben. Ich wohne in Germany nur 1 Jahre und 5 Monate Seit und dann ich bin zufrieden, ich kann mir mich nicht beklagen: ich habe 600 Stunden Integrationskurs besucht und habe ich über basis A1 und A2 gelernet und natürlich spreche ich nur ein wenig Deutsch.

  38. Bem q dizem q ironia, sarcasmo é pra poucos… Quanta gente não entende uma simples piada! Como q ele não gosta de goianos se ele mesmo afirma TER UM AMIGO goiano??? Puxa gente, de quinta série essa vai!!

    Furada mesmo é esse povo q estuda o ‘Guten Tag’ e sai dando uma de intelectual-dono-da-verdade!! Séééério q o texto não corresponde à verdade??? Ó, será q era uma PIADA??? ¬¬’
    Eu estudo alemão e detesto gente q se exibe por isso..

  39. E pro ‘Butcher’ – q comentou há 3 anos, mas tá valendo :p –
    só um aviso: Hitler morreu, semata.

  40. é comum em alemao juntar diversas palavras, sai uma
    palavra kilométrica
    e ein’ dick’ scheiss
    eu jah traduzi alemao,m. brigado, n. repito mais
    essa erxperiencia
    abço,dimitry

Os comentários estão desativados.